domingo, 2 de fevereiro de 2020

Resenha: A Pequena Livraria dos Corações Solitários



Era uma vez uma pequena livraria em Londres, onde Posy Morland passou a vida perdida entre as páginas de seus romances favoritos. Assim, quando Lavinia, a excêntrica dona da Bookends, morre e deixa a loja para Posy, ela se vê obrigada a colocar os livros de lado e encarar o mundo real. Porque Posy não herdou apenas um negócio quase falido, mas também a atenção indesejada do neto de Lavinia, Sebastian, conhecido como o homem mais grosseiro de Londres. Posy tem um plano astucioso e seis meses para transformar a Bookends na livraria dos seus sonhos — isso se Sebastian deixá-la em paz para trabalhar. Enquanto Posy e os amigos lutam para salvar sua amada livraria, ela se envolve em uma batalha com Sebastian, com quem começou a ter fantasias um tanto ardentes. Resta saber se, como as heroínas de seus romances favoritos, Posy vai conseguir o seu “felizes para sempre”. O primeiro livro da série A Livraria dos Corações Solitários!


SKOOB





Na  minha lista de metas para 2020 uma delas era ler livros fora dos gêneros que leio sempre, Chick-lit é um desses que não costumam ser minha primeira escolha de leitura. Por isso escolhi esse livro, e também, devo confessar, por  ele se passar em uma livraria em Londres, que parece bem encantador.

No começo da historia fiquei feliz com a descrição da livraria e com as menções a livros, que apaixonado por livros não gostaria de morar em um lugar cheio de livros por todo o lado, a Posy  viveu assim por toda a vida. A livraria é mais que um trabalho ou diversão para ela, é seu mundo inteiro. Quando a dona da Bookends morre, que era mais que uma empregadora, era uma amiga para Posy, o futura da livraria é incerto. Bookends está falida, e cabe a Posy a tarefa  de salvar a livraria, seu lar e o emprego de seus amigos, uma grande e inesperada responsabilidade para a qual talvez ela não esteja pronta. 

Achei interessante  que abordaram a situação das pequenas livrarias nos tempos atuais, com ebooks, e grande lojas com preço e promoções bem mais competitivas, para sobreviver no mercado as pequenas  livrarias tem que se reinventar. Essa é historia do livro, uma mulher  que tem de se reinventar, descobrir sua própria força e confiança para alcançar seu sonho e salvar seu lar.

A premissa é interessante, porem, teve varias coisas no decorrer da historia que me deixaram incomodada, e não de um geito bom. E o principal problema foi a heroína da historia e sua incapacidade de se impor diante das situações. Eu entendo que herdar a livraria foi inesperado, mas, ela  teve uma boa ideia para salvar o negocio usado o que ela entendia bem, os romances.  Porem, ninguém a respeitava e confiava na sua capacidade, todos, funcionários, seu irmão e o Sebastiam, neto da antiga dona, a todo tempo duvidaram dela e a criticaram. E posy não reagia, só aceitava tudo e duvidava mais de si mesma. 

O Sebastian, é o pior de todos, machista e esnobe, sempre ofendendo ela, invadindo seu espaço, interrompendo as falas dela toda as vezes,   e menosprezando todas as opiniões.Tem um dialogo em que ele diz a ela para não  preocupar a cabeça dela com essas  "coisas" se referindo aos planos para a livraria dela, é sério isso?!  Quando percebi logo no começo que ele era o par romântico da Posy, fiquei bem decepcionada.  Aceitar a maneira que ele agiu com ela e justificar dizendo que ele era o cara mais grosso de Londres é bem ridículo.

E, não vou nem comentar sobre o vilão da historia, porque ele foi tão desnecessário, surgiu do nada e sem motivação real ou ameaça significativa .

No fim a impressão que tive foi que o livro poderia ter sido bem melhor, mergulhando no universo dos livros, mas os personagens são fracos, não consegui gostar de nenhum. Quando o leitor não se importa com os personagens também não se interessa com o destino deles e com a continuidade da historia. Foi o que aconteceu comigo, quase desisti do livro varias vezes, só terminei com muita força de vontade e esperando que o final fosse melhor. Não foi.

A Pequena Livraria dos Corações Solitários é o primeiro livro de uma series, que vai contar a historia dos outros funcionários da Bookends. Esse primeiro livro não me conquistou e dificilmente lerei os próximos. Vale lembrar sempre que toda experiência de leitura é valida, e o que não gostei outra pessoa pode gostar.